simbolo_gphde
Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890 - 1970): o que dizem as Revistas Pedagógicas?
PUCPR, Curitiba, 8-11 de abril de 2015.
 
 

 

CONVIDADOS


Maria Elisabeth Blanck Miguel
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1964), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1982) e Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação brasileira, educacao paranaense, história da educação, fontes da história da educação e formacao de professores. É pesquisadora da Fundação Araucária - Apoio ao desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

Mirian Jorge Warde        
Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado em Educação: Filosofia da Educação pela PUC-SP (1976) e doutorado em Educação: Filosofia da Educação pela mesma Instituição (1984). Realizou estágio pós-doutoral na Columbia University (2001-2002). Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [1973-2006]; coordenadora do programa de pós-graduação em Educação: História, Política, Sociedade de 1993 - 2000 e 2003-2004; representante da área de Educação junto à capes nos períodos de 1993-1995 (como vice) e de 1995 a 1998 como titular; professor credenciado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIFESP-campus de Guarulhos e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP-Araraquara. As pesquisas recentes incidem sobre a História da Educação no Brasil e nos Estados Unidos, com ênfase na constituição e difusão dos padrões internacionais de educação:História da infância. Membro da Sociedade Brasileira de História das Ciências (SBHC), da Associação Nacional de História (ANPUH), da Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas (ANPHLAC), da Society for the History of Children and Youth (SHCY). Pesquisador Sênior do CNPq e Bolsista Professor Visitante Sênior da Capes (PVNS). 


Neuza Bertoni Pinto 
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1980), graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Umuarama (1975), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em história da educação matemática, atuando principalmente nos seguintes temas história do movimento da matemática moderna, história dos saberes elementares matemáticos da escola primária.

Rosa Fátima de Souza
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991), Estágio no Exterior na Universitat Autonoma de Barcelona (1994/1995), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997), Pós-Doutorado na School of Education, University of Wisconsin - Madison/EUA (2001), Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista (2006) e estágio no exterior na Universidade de Santiago de Compostela (2009) e na Universidade de Lisboa (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no Departamento de Ciências da Educação e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências /UNESP/Campus de Marília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura escolar, historia da educação (história do ensino primário e secundário e história do currículo), cultura material escolar, centros de documentação e patrimônio histórico escolar.

Rosa Lydia T. Corrêa
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (1983), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991) e doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo (2000).Pós- Doutorado pela Universidade de Salamanca/Es. Foi Secretaria da Sociedade Brasileira de História da Educação de outubro de 2007 a outubro de 2011. Atualmente é professora titular do Programa de Pós- Graduação, Mestrado e Doutorado em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Educação, História da Educação, nos seguintes temas: formação de professores e ideário educativo, manuais escolares, disciplinas escolares e escola primária.

Sidney Reinaldo da Silva
Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Foi professor de Filosofia da Educação Básica da Rede Pública de Educação do Estado de São Paulo no período de 1988 a 2002. Foi professor do PPGED Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná de 2003 a 2013. Atualmente é Professor de Filosofia do Instituto Federal do Paraná - Campus Paranaguá - e coordenador do "Grupo de Pesquisa Filosofia Política, Ética e Educação.

Vera Teresa Valdemarin
Possui Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade de Ciências e Letras de Arararaquara/UNESP (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1986), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1994) e Livre-docência em Filosofia da Educação pela UNESP (2001). É professora adjunta do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências de Rio Claro (docente permanente), ambos da UNESP. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fundamentos filosóficos dos métodos de ensino, concepções filosóficas na educação brasileira, cultura escolar, discurso pedagógico. 

Wagner Rodrigues Valente
Possui graduação em Engenharia (Escola Politécnica) pela Universidade de São Paulo (1979) e Pedagogia pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes (1987), mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/ INRP- Paris (1997). Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Livre Docente no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo (2010). Coordenador do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat). Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática. Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-GRICES (Brasil-Portugal) (2006-2009).Coordenador pelo lado brasileiro de projeto de cooperação internacional CAPES-COFECUB (Brasil-França) (2014-2017). Coordenador Científico do I ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática (2012). Presidente da Comissão Científica do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática (Curitiba, 2013). Membro da Diretoria Nacional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (2011-2013). Coordenador de Matemática do Projeto Livres - Banco de Dados de Livros Escolares Brasileiros (1810 a 2005). Editor do International Journal for Research in Mathematics Education - RIPEM (2011-2013). Coorganizador das Journées d´études - L´Enseignement des mathématiques à l´école primaire en France et au Brésil - Univ. Paris SUD, Centre Scientifique d´Orsay (junho 2013). Co-chair do II Congresso Iberoamericano de História da Educação Matemática (México, 2013). Membro do Comitê de Avaliação Externa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, desde 2011. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

foto1foto2foto3

Anais do Seminário Temático:  ISSN 2357-9889

 

Realização:

simbolo_PUC

Apoio:

UTFPRcnpq

 

 

Desenvolvido por: Barbara Diesel Novaes, Fernanda Venites Buzinaro e Juliane Pereira da Silva

 

 

 

 

Links úteis

Ghemat

Repositório