simbolo_gphde
Saberes elementares matemáticos do ensino primário (1890 - 1970): o que dizem as Revistas Pedagógicas?
PUCPR, Curitiba, 8-11 de abril de 2015.
 
 

 

Apresentação


          O XII Seminário Temático tem como principal objetivo atender à segunda etapa de realização do projeto nacional “A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a Aritmética, a Geometria e o Desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970”, com apoio do CNPq, coordenado pelo Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente e em desenvolvimento no GHEMAT desde 2012, com a participação de pesquisadores de dezesseis estados brasileiros.


            Concebido como espaço de debate da produção dos participantes e colaboradores do referido projeto, o encontro oportuniza, ainda, ampliar a compreensão da base teórico-metodológica do projeto e o diálogo com historiadores e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras acerca da temática.


            Para a edição de 2015 estão programadas mesas organizadas em torno de subtemas como o método analítico, os grupos escolares, a  história comparada, tendo em vista estimular novas discussões  e compreensões acerca da constituição dos saberes elementares matemáticos, buscando similaridades e contrastes entre o regional e o nacional e as formas como diferentes ideários educativos, disseminados em impressos pedagógicos publicados no Brasil, marcaram o ensino primário desde a implantação do modelo de escola primária seriada, os denominados grupos escolares. 


            Nesta segunda etapa de desenvolvimento do projeto, como o próprio título do Seminário indica, privilegiam-se os estudos que tomaram as revistas pedagógicas como fontes de pesquisa. Em etapa anterior, os documentos legislativos e normativas oficiais constituíram as referências principais para as discussões. Delas, para além da publicação dos Anais do XI Seminário (http://seminariotematico.ufsc.br/), resultou, também, a publicação da obra “Saberes matemáticos no curso primário: o que, como e por que ensinar? Estudos histórico-comparativos a partir da documentação oficial escolar”, editada pela Livraria da Física e Editora, em 2014.


            Está prevista, com a realização do XII Seminário Temático, do mesmo modo como feito no Seminário anterior, a publicação de obra resultante das discussões e aprofundamentos trazidos pelos participantes do projeto.


Bem vindos ao XII Seminário Temático !

 


foto1foto2foto3

Anais do Seminário Temático:  ISSN 2357-9889

 

Realização:

simbolo_PUC

Apoio:

UTFPR capescnpq

 

 

Desenvolvido por: Barbara Diesel Novaes, Fernanda Venites Buzinaro e Juliane Pereira da Silva

 

 

 

 

Links úteis

Ghemat

Repositório